A IC Transportes, localizada em Sumaré, São Paulo, é uma empresa dedicada ao transporte rodoviário de produtos sólidos (matéria prima para fertilizantes e comodities agrícolas), granéis líquidos (combustível e químicos) e gases (gases do ar, hidrogênio, amônia e propeno) para hospitais e indústrias. Tem mais de três décadas de mercado.
A empresa atua na região Sudeste do país com a operação de líquidos e sólidos. Já a de gases do ar, onde a IC Transportes é a primeira do país, segundo Ivan Luis Camargo, vice-presidente comercial, ocorre em todo o território nacional. A transportadora tem 28 unidades em 11 estados, todas conectadas em tempo real com a matriz. A IC, conforme Camargo, cresceu 15% no ano passado em relação a 2018 e projeta mais 8% de crescimento para 2020.
A frota tem idade média de apenas 2,5 anos. A renovação é sempre anual e atinge entre 15% e 20% dos caminhões. A empresa transporta cerca de oito milhões de toneladas de carga por ano. Para isso, seus caminhões rodam até 80 milhões de quilômetros em 12 meses.
Por conta da renovação anual, a transportadora adquiriu 200 caminhões Volvo – 193 FHs e sete VMs. Hoje, 70% da frota da IC é Volvo. “O custo-benefício é muito bom em todos os aspectos. Além de ter caminhões excelentes, incluo o pós-venda, a relação com a rede de concessionárias, os planos de manutenção, o tratamento de dados e o direcionamento de treinamentos. É todo um pacote que permite resultados cada vez mais eficientes”, conta Camargo.
A IC Transportes tem oficinas na sede em Sumaré e na filial em Cubatão, ambas em São Paulo. Todos os veículos Volvo da transportadora têm plano de manutenção Ouro, o mais completo da montadora sueca.
“Na IC Transportes, acreditamos em um negócio sustentável: uma operação segura que atenda às necessidades de nossos clientes, mas com atenção total à segurança das pessoas e ao meio ambiente. Nossos valores são parecidos com os da Volvo. Isso facilita a relação e é um dos motivos da parceria de mais de duas décadas”, afirma o empresário.
O diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, segue na mesma linha: “A IC Transportes mais uma vez opta pelos produtos e serviços da marca pela excelência e coincidência de propósitos, o que explica nossa longa parceria”.
Sobre as qualidades dos caminhões adquiridos Ivan Luis Camargo elenca a alta confiabilidade, disponibilidade e baixo consumo de combustível, um dos principais custos da transportadora, além da tecnologia de segurança, a parte autônoma e de dados para acompanhar o desempenho e melhorar o treinamento dos motoristas. “Uma soma que assegura baixo custo operacional e, com isso, eleva nossa competitividade no mercado”.
Os novos caminhões da IC são equipados com o pacote de segurança. Entre vários itens estão o sistema de controle de estabilidade ESP (reduz o risco de o veículo tombar em curvas e manobras erradas), alerta de mudança de faixa (câmera que alerta se o motorista passar sobre as faixas da estrada sem sinalizar, indicando fadiga), detector de atenção (monitora a condução e emite alerta em caso de fadiga e sonolência do motorista) e sistema de frenagem em emergência, que monitora os veículos à frente, adapta a velocidade e, caso o motorista não reduza, freia sozinho o caminhão.
O Banco Volvo financiou o lote inteiro de 200 caminhões. O empresário valoriza a cooperação com a VFS (Volvo Financial Services). “A taxa de juros é competitiva e a negociação é fácil. Eu ‘terceirizo’ a burocracia. O Banco Volvo resolve tudo”, assegura Ivan.
A transportadora também mantém um programa vigoroso de treinamento de motoristas, que hoje somam 1,4 mil. Inclui aulas de teoria e prática para recém-contratados e também reciclagens periódicas, que vão de mensais a anuais para todo o staff. Nenhum motorista que chega à IC Transportes conduz um caminhão antes de um período de 10 a até 90 dias de treinamento. O programa tem colaboração ativa da Volvo, principalmente entre os multiplicadores.
Perfil
A empresa está há 37 anos no mercado. Nasceu em Campinas com uma história curiosa. “Meu pai tinha um posto de combustível, o Três Vias. Um cliente e amigo que devia diesel pagou com um caminhão e ajudou a conseguir clientes no segmento de fertilizantes”, conta o executivo. O pai, Ivan Camargo, está se afastando da gestão. Hoje, Ivan Luis gerencia a parte comercial e operacional e sua irmã, Fernanda Camargo Sarreta, a administrativa. O posto Três Vias pertence até hoje à família.
Entre os principais clientes da IC, estão Air Liquide, BP Bioenergia, Braskem, ExxonMobil, Messer, Mosaic, Oxiteno, Raízen, Rumo e Yara.