8 de setembro de 2021. Esse é o dia oficial em que a Mercedes-Benz completa 65 anos de Brasil. O primeiro caminhão (L 312, o “Torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos aqui, em 1956, se tornaram grandes marcos para o próprio desenvolvimento do setor automotivo no país. Seis décadas e meia depois, a Empresa confirma sua posição como a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina e um player global do Grupo Daimler, gerando soluções de mobilidade para o transporte de passageiros e de cargas, tanto para o mercado interno, quanto para diversos países para onde exporta os seus produtos.
A Mercedes realizou uma noite festiva recebendo homenagens do Brasil e do mundo. Um dos pontos altos da live foi o lançamento da Série Especial Novo Actros “Coração Estradeiro”. São 65 unidades de uma edição exclusiva, que faz alusão a esse marco histórico da Empresa e que serão vendidas somente por meio do Showroom Virtual Star Online.
A Série Especial do caminhão extrapesado Novo Actros, top de linha da marca, ganhou cor da cabina, detalhes de estilo e vários itens sugeridos na pesquisa realizada com os próprios caminhoneiros de vários pontos do Brasil. Isso reafirma, mais uma vez, que “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.
Outro detalhe diferenciado é que os clientes poderão dar seu sobrenome aos caminhões, personalizando seu fiel parceiro de trabalho. Essa iniciativa segue o conceito da promoção “Caminhão com nome e Sobrenome”, realizada recentemente pela Mercedes-Benz para mostrar a relação emocional que milhares de caminhoneiros brasileiros construíram com seus veículos da estrela de três pontas.
“Uma iniciativa como essa é a união perfeita da razão com a emoção. O que pulsa dentro do peito de cada colaborador na Mercedes-Benz é o que também pulsa dentro de cada um dos nossos clientes: um coração estradeiro”, diz Roberto Leoncini. “Esse é o tema do Novo Actros Série Especial 65 anos, que se refere tanto aos caminhoneiros quanto à Mercedes-Benz. Afinal, um coração estradeiro é o que nos une”. Durante o evento online, o executivo também fez uma homenagem a Rede de Concessionários de veículos comerciais Assobens, presente em mais de 180 pontos de Norte a Sul do país.
Mais de 100 mil colaboradores já passaram pela Mercedes-Benz do Brasil nesses 65 anos, ajudando a Empresa a se tornar a maior unidade produtiva e o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Daimler fora da Alemanha. Além disso, também se consagrou como Centro Mundial de Competência da Daimler para chassi de ônibus e um player global de desenvolvimento de caminhões.
Assim como o caminhão L7500 que participou da construção de Brasília, cada um dos quase 2 milhões de veículos já vendidos no Brasil faz parte da construção de muitas histórias. Isso está refletido na frota circulante: de cada 10 caminhões que rodam pelas estradas, 4 são Mercedes-Benz. E de cada 10 ônibus, 6 levam a estrela de três pontas.
“Sabemos que as tecnologias avançam e nos levam a novos cenários com a Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, conectividade e tantos recursos que chegam a cada dia para ampliar nossas possibilidades de inovação. Mas, acima de tudo, acreditamos no futuro porque desenvolvemos e confiamos nas pessoas e nas relações que construímos com cada um”, ressalta Karl Deppen.
“Relações que nos fazem ampliar o nosso olhar para além dos portões das nossas fábricas e estender o nosso compromisso para o desenvolvimento social e econômico dos mais de 213 milhões de brasileiros. Falo das nossas ações que transformam tantas vidas, como as Unidades Móveis de Saúde, os Ônibus da Vacinação, o projeto Estrelas do Amanhã e tantos outros ao longo dessas mais de seis décadas”.
O executivo cita ainda ações como o Mobile Kids, Programa Na Mão Certa e tantas outras ações sociais, ambientais e de governança que já existem há muito tempo na Mercedes-Benz do Brasil, muito antes do conceito ESG passar a fazer parte da cultura corporativa do Grupo Daimler.
“Temos também um grande compromisso com a promoção da diversidade e inclusão e com o respeito às pessoas. Tudo isso porque sabemos que o ser humano é o mais importante”, conclui Karl Deppen.
Depoimentos:
“Em 1956, quando os primeiros caminhões e ônibus saíram das nossas linhas de montagem, a Mercedes-Benz dava um passo muito importante para o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro. Naquela época, São Bernardo do Campo (SP) tinha cerca de 50 mil habitantes. Hoje, são mais de 800 mil. Crescemos muito juntos. Evoluímos com a cidade, com o Brasil, com cada cliente, com cada colaborador e com todos os nossos parceiros. Expandimos nossa operação e chegamos depois a Campinas (SP) e a Juiz de Fora (MG) e também a cada canto desse Brasil por meio da nossa ampla Rede de Concessionários. Nós sempre acreditamos no Brasil. Temos orgulho do nosso passado, do nosso presente e mais ainda do que está por vir, do que deixaremos como legado para a sociedade”.
(Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina)
“Olhando pelo retrovisor, quanta coisa boa temos para relembrar. E como é gratificante falar da relevância da Mercedes-Benz para o segmento de caminhões e ônibus. Trouxemos para o nosso mercado o Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil. E acabamos de dar o primeiro passo rumo à eletromobilidade com o chassi de ônibus urbano eO500U, apresentado recentemente. O primeiro ônibus elétrico desenvolvido e produzido no nosso País. Mas sabemos que o sucesso da Mercedes-Benz não se faz sozinho. São produtos, pessoas e um propósito compartilhado também pela nossa Rede de Concessionários, a maior do País. São essas parcerias que nos trouxeram até aqui"
(Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil)
“Olhando pelo retrovisor, quanta coisa boa temos para relembrar. E como é gratificante falar da relevância da Mercedes-Benz para o segmento de caminhões e ônibus. Trouxemos para o nosso mercado o Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil. E acabamos de dar o primeiro passo rumo à eletromobilidade com o chassi de ônibus urbano eO500U, apresentado recentemente. O primeiro ônibus elétrico desenvolvido e produzido no nosso País. Mas sabemos que o sucesso da Mercedes-Benz não se faz sozinho. São produtos, pessoas e um propósito compartilhado também pela nossa Rede de Concessionários, a maior do País. São essas parcerias que nos trouxeram até aqui. E queremos continuar a construir histórias de sucesso, com pessoas e negócios que brilham pelo nosso País”.
(Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil)
Sensação
Vento
Umidade