Nova 01
LOGÍSTICA

Porto de Paranaguá prepara novos pátios para pernoite de motoristas

Cidade portuária recebe diariamente cerca de dois mil caminhões para descarregar cargas

27/09/2021 06h59Atualizado há 3 anos
Por: Romulo Felippe

 

Os investimentos em mobilidade urbana em Paranaguá - cidade portuária que recebe diariamente cerca de dois mil caminhões para descarregar cargas todos os dias - crescem a cada ano. A construção de novos pátios para o estacionamento de caminhões é uma alternativa que contribui para desafogar o trânsito e melhorar a segurança no entorno do Porto. 

 

Entre os investimentos recentes realizados está o primeiro pátio para estacionamento de caminhões que permite a pernoite do motorista. Inaugurado há dois meses pela Fastfrete - empresa que já atua com sistema eletrônico de gestão e cotação de frete - o empreendimento entrou em operação e está sendo visto com bons olhos por usuários e moradores. 

 

"Melhorar a mobilidade no trânsito diz respeito à qualidade de acesso das pessoas a seus locais de interesse. Quando disponibilizamos uma opção segura para os veículos de cargas estamos, ao mesmo tempo, reduzindo o fluxo destes veículos no ambiente público urbano, contribuindo com o meio ambiente e com a segurança dos motoristas e da população", afirmou um dos investidores do novo pátio da Fastfrete, Valdécio Bombonatto. 

 

A Portos do Paraná, por exemplo, atualizou as regras de trânsito para circulação na faixa primária do Porto de Paranaguá. As mudanças vigoram a partir de 25 de outubro. O principal objetivo da modernização das normas, juntamente com a intensificação da fiscalização, é tornar as instalações portuárias cada vez mais seguras, atendendo aos requisitos ambientais - medidas para melhorar a eficiência de toda a operação. O desrespeito às determinações poderá gerar desde uma simples advertência orientativa até o bloqueio do cadastro de acesso por até 30 dias, conforme a gravidade da infração. 

 

"Os pátios são fundamentais no suporte a mobilidade urbana, tendo em vista que, enquanto aguarda para descarregar ou após ter feito a descarga na faixa portuária, o motorista pode descansar para seguir viagem com a sua segurança física preservada", destaca o diretor Operacional da Fastfrete, Paulo Henrique Tonello. 

 

Localizado próximo ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá, o novo pátio tem capacidade para 240 vagas, possui circuito interno de segurança, monitoramento 24 horas, banheiros com duchas, cozinha e área de convivência. No local também entrará em operação em breve churrasqueiras, área de lazer para crianças, loja de conveniência, consultório médico e odontológico, lavanderia e barbearia. 

 

Cuidados com o meio ambiente - Outra novidade instalada no novo pátio de caminhões é a possibilidade de realizar o serviço de limpeza da carroceria do caminhão com jato de ar. O sistema consiste em um poderoso soprador, que acelera o processo de limpeza e evita que o motorista tenha que subir na carroceria para realizar a limpeza manual. Isso também reduz o risco de quedas e de contato com insetos e animais peçonhentos, por exemplo. 

 

"Realizando a limpeza no pátio, que possui destinação adequada de resíduos, trazemos uma solução para evitar que a limpeza das cargas seja feita em ruas e avenidas da cidade", completa Tonello. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários