Lançamento
Liebherr apresenta ao mercado de concreto a betoneira HTM Lightweight
Betoneira foi redesenhada e teve componentes redimensionados para atender às necessidades dos clientes em relação à redução do peso do conjunto
19/10/2020 13h00
Por:

A Liebherr apresentou ao mercado de concreto o seu mais novo desenvolvimento da área de tecnologia do concreto: a betoneira HTM Lightweight. A betoneira foi redesenhada e teve componentes redimensionados para atender às necessidades dos clientes em relação à redução do peso do conjunto caminhão betoneira, possibilitando o transporte das cargas nominal completas do implemento, dentro das regulamentações legais.

Para atender a essa necessidade, a Liebherr fez um amplo trabalho de pesquisa e desenvolvimento, beneficiando-se da experiência do Grupo Liebherr e da sua fábrica de betoneiras na Alemanha, que já trabalha com um conceito de produto mais leve e já vendeu mais de cinco mil unidades leves na Europa. As características singulares de uso da betoneira no Brasil foram o ponto de partida para o desenvolvimento da HTM Lightweight para o mercado nacional.

O tambor da betoneira HTM Lightweight, maior e mais pesado componente do equipamento, é produzido com aços especiais, de altíssima resistência mecânica e à abrasão, de modo que foi possível reduzir seu peso, visando a garantir sua robustez e durabilidade.

A base traseira foi redesenhada levando em consideração as características das estradas e da aplicação do concreto no Brasil. Dessa forma, apesar de mais leve, a base traseira ficou igualmente robusta para suportar o transporte do concreto durante muitos anos sem sofrer fadiga de material. Também houve redução do tanque d’água de 600 litros para 300 litros.

A calha, que na betoneira convencional é de metal, também foi modificada passando a ser de plástico de engenharia de alta resistência (polietileno UHMW), mais leve e fácil de manusear.

“O implemento mais leve, quando utilizado com um caminhão, igualmente mais leve, permite a redução de peso total do conjunto caminhão-betoneira a um valor aproximado equivalente a 1m³ de concreto (2.400Kg), possibilitando o uso da capacidade máxima da betoneira, dentro das determinações da lei da balança”, explica o supervisor de vendas de tecnologia de concreto da Liebherr Brasil, Gian Romano.

Luís Torres, gerente divisional da tecnologia de concreto da Liebherr também destaca a importância do desenvolvimento da betoneira Lightweight: “Esse projeto significa mantermos nossa posição de pioneirismo, ao introduzir no mercado brasileiro várias inovações técnicas de desenho, construção e utilização de novos materiais, demonstrando ao mercado nosso potencial inovador e mantendo a posição de liderança da nossa marca”.

A betoneira HTM Lightweight da Liebherr é produzida em Guaratinguetá (SP). A fábrica da Liebherr Brasil é a maior fábrica de equipamentos de concreto da América Latina. Assim como na betoneira convencional, especificações técnicas individuais de cada cliente e de cada chassi são consideradas na fabricação de cada betoneira.

Desde o lançamento do produto a no início de 2020, mais de 150 unidades da betoneira conceito leve já foram vendidas no Brasil e na América Latina.