Em fevereiro, a MAN apresentou sua nova geração de caminhões ao mercado europeu. Além do foco exclusivo no motorista com um novo conceito operacional, a eficiência de combustível era uma das principais prioridades em seu desenvolvimento. Novos conceitos no sistema de tração, aerodinâmica e no assistente de eficiência MAN EfficientCruise tornaram a nova geração de caminhões, segundo a montadora, ainda mais econômica em até 8,2% do que a geração anterior
Testes TÜV confirmaram a economia de combustível. Após 684 quilômetros, o resultado foi claro: o novo MAN TGX 18.470 Euro 6d exigia uma média de 8,2% menos combustível nos 342 km de distância de teste de autoestradas e estradas secundárias percorridos duas vezes seguidas em comparação com o MAN TGX 18.460, o versão anterior com geração de motor Euro-6c.
Para comparar o desempenho puro do veículo, os veículos de teste trocaram reboque e motorista entre os dois passeios. O perfil do percurso normal da auto-estrada corresponde a 90% das distâncias percorridas no tráfego de longa distância na Europa. As economias de concreto obtidas no teste TÜV confirmam o potencial de economia da nova geração de caminhões, conforme previsto pela MAN. "Os baixos custos gerais com veículos são decisivos para o sucesso de nossos clientes. Desenvolvemos consistentemente a nova geração de caminhões com vistas à máxima eficiência e economia - e atingimos plenamente nossos objetivos. Estamos muito satisfeitos por isso também ter sido confirmado em um teste conduzido por uma organização de testes independente. Um grande obrigado a toda a equipe - uma grande conquista", disse o Dr. Frederik Zohm, membro do conselho executivo de pesquisa e desenvolvimento da MAN Truck & Bus, comentando o resultado da TÜV.
E Göran Nyberg, membro do conselho de vendas e marketing, acrescenta: "Com a nova geração de caminhões, estamos cumprindo nossa promessa de 'Simplificar Negócios' da melhor maneira possível. Nós nos concentramos no motorista e no operador de frota. Ambos se beneficiam das muitas inovações”.
A base para a melhoria adicional da eficiência em comparação com a geração anterior são as inúmeras inovações técnicas e melhorias de conceito com as quais a nova geração de caminhões da MAN está sendo introduzida. Em termos de transmissão, isso inclui não apenas a geração particularmente econômica do motor Euro-6d, mas também o novo eixo hipóide com eficiência otimizada, com uma relação de eixo particularmente longa de 2,31.
Especialmente para uso em transporte de longo curso sensível ao combustível, juntamente com a transmissão MAN TipMatic, complementa idealmente o motor D26 Euro 6d com turbocompressor de estágio único, recirculação reduzida dos gases de escape e maior eficiência termodinâmica para maior eficiência, mesmo em velocidades mais altas do motor. Assim se cria uma linha propulsora particularmente eficiente em termos de combustível.
Com a configuração ideal do inversor, o controle de cruzeiro GPS MAN EfficientCruise também desenvolve todo o seu potencial, oferecendo funções ainda mais abrangentes com a nova geração de caminhões da MAN. Isso inclui "navegação dinâmica", que mantém o motor na faixa de carga com baixo consumo de combustível em terreno plano, alternando constantemente entre acelerar e rolar o veículo, economizando combustível.
A MAN também otimizou o sistema de controle de distância ACC para fazer o melhor uso possível das fases de rolamento. Por exemplo, o sistema mantém uma distância maior do veículo na frente, antes do topo de uma colina, para que possa rolar sem obstáculos o maior tempo possível no gradiente subsequente. O novo MAN EfficientCruise também leva mais em conta do que antes a infraestrutura de tráfego relacionada à rota, como rotatórias e limites de velocidade fixos, a fim de reduzir a produção de energia logo no início e, assim, tornar a direção ainda mais eficiente.
Além do trem de força e do MAN EfficientCruise, a aerodinâmica desempenha um papel importante na redução do consumo de combustível na nova geração de caminhões.
Por exemplo, espelhos externos mais finos garantem uma área frontal reduzida e defletores de ar na aba frontal melhoram o fluxo de ar para o radiador e o compartimento do motor. A extensão desses defletores de vento sobre as portas acalma o fluxo lateral e, ao mesmo tempo, reduz a poluição nessa área. A chamada cortina de ar nos cantos do para-choque otimiza o fluxo ao redor e através da área de entrada. Novos spoilers e abas laterais completam idealmente a condução do fluxo de ar do caminhão.
Sensação
Vento
Umidade