novo102024
CENTENÁRIO

Empresário conserva o caminhão de Bombeiros mais antigo do Brasil

Empresário criou memorial para os Bombeiros e expõe ao público o Ford TT mais antigo do Brasil, fabricado nos Estados Unidos em 1925

30/07/2024 17h27Atualizado há 3 meses
Por: Romulo Felippe
Tales e seu Ford TT de 1925
Tales e seu Ford TT de 1925

Romulo Felippe / Vitória - ES

Há anos a Ford deixou de fabricar seus veículos comerciais no Brasil, o que entristeceu muitos de seus clientes e admiradores. Afinal, a montadora detinha nada menos do que 25% do mercado nacional de caminhões quando encerrou sua produção por aqui. Mas a marca, apesar de tudo, mantém-se viva nos quatro cantos do território nacional.

Prova disso é que está localizado no município de Serra, na Grande Vitória, o caminhão do Corpo de Bombeiros mais antigo do país: um Ford TT, fabricado nos Estados Unidos em 1925 e que no próximo ano celebra nada menos do que um centenário desde que saiu da linha de produção do visionário Henry Ford.

E tudo começou pelo velho sonho do empresário Talles Campolina Cohen, nascido na mineira Ipatinga, no Vale do Aço, em abril de 1973. Desde a infância ele traz no peito a admiração pelos bravos Bombeiros, “homens que se arriscam, que enfrentam as chamas em prol de nossas vidas. Homens que se eternizam pela bravura de sua missão”. A oportunidade de homenageá-los veio quando da inauguração da nova sede de sua empresa, a Extinbras.

A empresa é mantenedora de extintores e equipamentos fixos de combate de incêndio e em maio deste ano celebrou três décadas de vidas. Trata-se da maior empresa de extintores do Espírito Santo. No projeto arquitetônico, Talles separou um espaço junto à recepção para construir um memorial à corporação. Ansiava em colocar ali um caminhão antigo, que manteria viva a chama da lembrança do Corpo de Bombeiros.

“Daí dei início à busca pelo caminhão perfeito. Queria materializar o memorial. Foram seis meses de pesquisa intensa e, graças a Deus, Ele me deu perseverança para obter êxito nessa missão. Foram buscas no mundo inteiro pelo caminhão antigo, dentro do que desejava. Mas foi no Norte dos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Sandusky, em Ohio - margeada por grandes lagos do Canadá e Estados Unidos - que o encontrei”, recorda o empresário.

Foi lá em solo americano que Talles descobriu um Ford TT fabricado em 1925, detentor de dois troféus em feiras de veículos antigos. O proprietário mostrou-se resistente à comercialização. “O caminhão de Bombeiros não está à venda”, afirmou o americano sem meios termos. Mas o brasileiro insistiu e explicou o real motivo: estava criando um espaço voltado para homenagear os heróis do Corpo de Bombeiros. Isso comoveu o aposentado dos Estados Unidos, que aceitou vender seu precioso veículo.

Não tardou para que Talles Cohen voasse com a família para Ohio. Lá, levou a raridade para o asfalto e fez um raro truck-test. Os trâmites para a importação ao Brasil exigiram muito de sua paciência. Para se ter uma ideia, entre outros o empresário precisou buscar uma licença do Ibama para trazer o caminhão, tudo por conta da madeira que compõe a carroceria (fabricada pela bicentenária Pirsch).

Meses depois, um guincho fechado (para o veículo não sofrer avarias) transportou o Ford TT em sua última viagem pelas rodovias americanas, rodando cerca de 3 mil quilômetros entre Ohio e o porto de Miami. Foi embarcado em um contêiner fechado e navegou por 20 dias até o porto de Vitória, no Espírito Santo. Foram necessários mais dez dias de liberação e muitas taxas alfandegárias para, enfim, ser liberado.

Antes de chegar ao memorial, o Ford TT desfilou pela avenida Dante Michelini, na capital capixaba. Mas brilhou mais ainda na inauguração da nova sede da Extinbras, no dia 22 de janeiro de 2017. Lá estava, além do público geral, homens e oficiais do Corpo de Bombeiros. “Recebemos uma homenagem maravilhosa e impactante quando o comandante-geral falou: ‘tenho 30 anos de corporação e já estive em feiras e eventos no mundo inteiro. E nunca, na minha vida, vi uma empresa dedicar espaço comercial em homenagem aos Bombeiros. Não apenas uma homenagem, mas um memorial permanente. Uma honraria a esses guerreiros, que se doam e, muitas vezes, doam a própria vida pelo próximo’. Foi emocionante”.

O Ford TT 1925 traz até a sirene original (e manual). Sua motorização de quatro cilindros em linha de 3,3 L 201 CID é acionada por manivela na frente do capô. O sistema de combate a incêndio possui dois reservatórios de 200 litros de água. Vem com duas escadas de madeira. Tudo original de fábrica. Está impecável em cada aspecto. Possui uma transmissão com apenas duas velocidades, atingindo no máximo 36 km/h. Os faróis são espécies de lamparinas à base de querosene.

Trata-se de um maravilhoso caminhão de Bombeiros com cabine aberta modelo T, com pintura vermelha e letras douradas. O lendário Henry Ford começou a fabricar seus caminhões em 1917, o que revolucionou o mundo dos veículos comerciais. O modelo possui entre eixos de 3,327 metros e largura de 1,702. “É um veículo que ostenta valor histórico por suas características originais”, revela a Federação Brasileira de Veículos Antigos.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários