A Daimler Truck North America (DTNA), fabricante líder de caminhões médios, revelou a produção em série do novo Freightliner totalmente elétrico M2 para aplicações de entrega urbana. O eM2 está pronto para encomenda e começará a produção no outono deste ano. Com este novo caminhão, a DTNA está ampliando sua linha de veículos elétricos construídos em série para o mercado norte-americano, acompanhando o trator Freightliner eCascadia Classe 8, o icônico ônibus escolar elétrico Jouley da Thomas Built Buses e a plataforma de van elétrica FCCC MT50e.
Construído na plataforma Freightliner M2 106 Plus mais vendida, o Classe 6/7 eM2 expande o transporte neutro em CO2 para o segmento de serviços médios. A DTNA está iniciando a produção total do eM2 no outono de 2023 em sua fábrica de caminhões em Portland.
O eM2 tem um alcance típico de 180 milhas (290 km) para a versão Classe 6 e 250 milhas (400 km) para a Classe 7, e representa uma solução confiável, eficiente e sustentável para um caminhão elétrico a bateria. O eM2 apresenta um Detroit ePowertrain elétrico proprietário totalmente integrado, incluindo Detroit eAxles e baterias. O veículo minimiza o custo de energia por quilômetro removendo o trem de força e outros componentes mecânicos em favor de um design mais leve e simples, que agrupa os motores elétricos e a transmissão de 2 velocidades diretamente nos eixos de tração.
Várias opções de tamanho de bateria estão disponíveis, permitindo que os clientes encontrem o equilíbrio certo entre alcance/duração e preço. O trem de força Classe 6 fornece até 190 hp contínuos, uma bateria de 194 kWh e um alcance típico de 180 milhas (290 km) com uma carga. O trem de força Classe 7 fornece até 255 cv contínuos, uma bateria de 291 kWh e um alcance típico de 250 milhas (400 km) com uma carga.
Juntamente com o eCascadia, o eM2 registrou mais de 1,5 milhão de quilômetros de teste com clientes - cada um em uma variedade de aplicações do mundo real em quase 50 frotas na Costa Oeste, em Nova Jersey e no Canadá. Esses testes com clientes transformaram o processo de teste ao coletar experiências de desempenho de veículos no mundo real, ao mesmo tempo em que oferecem a essas empresas a chance de testar a integração de caminhões elétricos a bateria em suas próprias frotas.