A Mercedes-Benz Trucks Classic apresentou cinco destaques de veículos clássicos da Mercedes-Benz no tradicional evento “Tribute to Carl Benz” no último domingo. No cenário histórico do Palácio de Karlsruhe, os cinco caminhões dos 125 anos de história da empresa demonstraram que os veículos comerciais com a estrela de três pontas simbolizam a obtenção dos mais altos padrões de qualidade, inovação, segurança, economia e confiabilidade para décadas.
“Estamos satisfeitos por poder participar desta celebração como Mercedes-Benz Trucks Classic pela primeira vez, um evento que homenageia um dos fundadores da nossa empresa”, diz Bernd Hufendiek da Mercedes-Benz Trucks Classic, em seu papel como o pessoa responsável pelo suporte do veículo. “Estamos particularmente orgulhosos de apresentar cinco joias de nossa coleção neste evento, algumas das quais estarão em exibição em nosso Centro de Clientes em Wörth pelo resto do ano.”
Entre as 10h e as 16h, motoristas e especialistas em carros clássicos da Mercedes-Benz Trucks Classic estavam prontos e esperando pelos veículos neste tributo de domingo ao provavelmente cidadão mais famoso de Karlsruhe, Carl Benz, fornecendo informações interessantes para os visitantes. Os cinco caminhões raros da fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em Wörth foram colocados bem na entrada principal do evento perto do monumento Karl Friedrich, tendo sido conduzidos de Wörth a Karlsruhe.
Quase 400 participantes compareceram à Schlossplatz para o “Tributo a Carl Benz”. Os carros clássicos construídos até 1973 – incluindo muitos com a estrela de três pontas – atraíram várias dezenas de milhares de visitantes.
A exibição mais antiga da Mercedes-Benz Trucks Classic na Schlossplatz em Karlsruhe foi um veículo de plataforma Mercedes-Benz L 3000 S de 1939, do qual cerca de 16.500 unidades foram construídas. O “S” significa padrão, significando tração traseira. O motor diesel de pré-câmara OM 65 com quatro cilindros em linha e 4.850 cm³ de cilindrada debita 51 kW (70 cv) e foi combinado com uma transmissão de cinco velocidades. Isso acelera o veículo convencional de três toneladas com estrutura tipo escada e eixos rígidos para até 70 km/h. Já naquela época, os engenheiros da Mercedes-Benz se preocupavam em manter o consumo de diesel de seus caminhões o mais baixo possível: cerca de 18 litros por 100 quilômetros para o L 3000 S – um recorde na época.
Em 1951, nasceu o Mercedes-Benz L 5000 com 7274 cm³ de cilindrada, 88 kW (120 cv) de potência e uma carga útil de cinco toneladas, que estava em exibição em Karlsruhe como um veículo de plataforma com lona. Este desenvolvimento adicional da L 4500, no entanto, também apresenta o que era equipamento de ponta na época. O veículo foi construído na fábrica da Gaggenau. O design básico deste caminhão com motor pré-câmara de seis cilindros em linha com formas arredondadas durou mais de 20 anos e foi produzido até 1963.
O Mercedes-Benz L 315 é um caminhão pesado com cabine atrás do motor. Um total de mais de 13.700 desses veículos de plataforma manual de seis marchas e tração traseira, caminhões basculantes e tratores de semi-reboque foram fabricados na fábrica de Gaggenau de 1950 a 1958 e comercializados como L 6600 de 1950 a 1955. O “Tribute to Carl Benz” era uma variante de caminhão basculante Mercedes-Benz LAK 315 com tração nas quatro rodas de 1955. O motor pré-câmara OM 315 de seis cilindros com potência de 107 kW (145 cv) e cilindrada de 8.276 cm³ é um modelo característico. Em 1957, uma variante cabine sobre motor com tração traseira foi adicionada à gama de modelos, dos quais 2.480 caminhões foram construídos.
Um raro “milípede” também foi exibido em Karlsruhe com uma carroceria de caixa de chocolate Mauxion: o caminhão Mercedes-Benz LP 333 de três eixos e 16 toneladas de 1960 é um dos poucos caminhões com cabine sobre motor em condições de rodar ainda com um gêmeo eixo dianteiro. Apenas 1.833 veículos desta excepcional série de modelos de caminhões foram construídos.