Hoje, a Volvo Trucks está entregando 20 caminhões pesados totalmente elétricos para a empresa de logística DFDS em Gotemburgo, na Suécia. A entrega faz parte de um pedido total de 125 caminhões elétricos que a DFDS fez com a Volvo. Parte da nova frota elétrica será usada para transportar mercadorias de e para a fábrica de montagem da Volvo Trucks em Gotemburgo.
A DFDS, a maior empresa integrada de remessa e logística do norte da Europa, fez um dos maiores pedidos de caminhões elétricos a bateria da Volvo - 125 modelos Volvo FM Electric. Agora, 20 desses caminhões estão iniciando sua estreia no tráfego comercial.
Catorze dos caminhões, carregados com eletricidade verde, serão utilizados em transportes de e para a fábrica de caminhões pesados da Volvo nos arredores de Gotemburgo. A iniciativa marca um passo importante para atingir a meta de sustentabilidade da Volvo Trucks – ter uma cadeia de suprimentos 100% livre de combustíveis fósseis até 2040. Além disso, quatro dos 20 caminhões entregues à DFDS incluem aço livre de combustíveis fósseis*.
“Acreditamos firmemente em liderar pelo exemplo e começar a usar caminhões com emissão zero em nosso próprio fluxo de entrada de mercadorias é uma parte importante de nossa estratégia para criar um sistema de transporte sustentável de classe mundial. Estou muito orgulhoso de ter a DFDS como parceira nesta jornada”, explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A implantação de caminhões elétricos com emissão zero de gases de escape faz parte da ambição da DFDS de se tornar neutra em carbono até 2050.
“Substituir nossos caminhões convencionais a diesel por alternativas como o caminhão elétrico Volvo FM terá um impacto significativo em nossas emissões de carbono. Mas esse esforço exige muito mais do que investimento financeiro. É importante trabalhar com fornecedores de energia e líderes do setor, como a Volvo Trucks, para tornar realidade nossas ambições climáticas. A transição requer a infraestrutura certa e a cooperação em várias áreas da sociedade. Isso não pode ser alcançado trabalhando sozinho”, diz Niklas Andersson, vice-presidente executivo e chefe da divisão de logística da DFDS.
Desde que a Volvo Trucks iniciou a produção de caminhões totalmente elétricos em 2019, a empresa vendeu mais de 4.300 caminhões elétricos em mais de 38 países ao redor do mundo. A Volvo oferece atualmente a linha de produtos mais ampla do setor, com seis modelos elétricos em produção em série, atendendo a uma ampla variedade de transportes dentro e entre as cidades. A meta global da Volvo Trucks é que, em 2030, 50% de todos os novos caminhões vendidos sejam elétricos.
A DFDS fornece serviços de balsa e logística na Europa e na Turquia, gerando receitas anuais de DKK 17 bilhões. Seus 8.000 funcionários estão localizados em balsas e caminhões, bem como em escritórios, em 20 países. A DFDS, fundada em 1866, está sediada em Copenhagen e listada na Nasdaq Copenhagen.
*Pelo menos 90% do CO2 emitido na produção do aço é eliminado com o atual processo produtivo.