A Daimler Truck North America (DTNA), uma subsidiária da Daimler Truck – que prozuz os caminhões Mercedes-Benz no Brasil - revelou o Freightliner SuperTruck II em Las Vegas esta semana, um bruto que utiliza uma variedade de inovações técnicas para demonstrar o potencial de eficiência no transporte de carga.
O veículo conceito foi desenvolvido como parte do programa SuperTruck, cofinanciado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, que visa reduzir as emissões no transporte rodoviário de cargas. Como parte do programa SuperTruck, os engenheiros pesquisam tecnologias de caminhões comerciais pesados de última geração, formas técnicas para seu desenvolvimento e formas de integrá-las à produção em série.
A engenharia está focada no desenvolvimento de novas tecnologias para componentes e sistemas centrais promissores para melhorar a eficiência operacional de caminhões no mundo real, aumentando o sucesso do cliente e a eficiência da frota. Aerodinâmica aprimorada do trator, pneus de baixa resistência ao rolamento, melhorias no trem de força e gerenciamento de energia com tecnologias avançadas foram identificadas como áreas para inovação tecnológica que poderiam entrar em produção para clientes no futuro.
Com base no sucesso do SuperTruck I, apresentado pela DTNA em 2015, o SuperTruck II superou as expectativas em aerodinâmica, pneus, trem de força e gerenciamento de energia, dobrando a eficiência de carga do veículo básico desde o início do programa SuperTruck.
Os engenheiros da Freightliner foram capazes de superar as melhorias aerodinâmicas e reduzir o arrasto aerodinâmico do SuperTruck II em mais de 12% em relação ao SuperTruck I. Em vez de mudar radicalmente a estrutura do caminhão, o objetivo do projeto do SuperTruck II era redefinir a forma existente do caminhão Cascadia líder de mercado para maximizar a eficiência aerodinâmica e, simultaneamente, empregar linguagem de design avançada para transmitir essa eficiência.
O capô redesenhado, o para-choque e a carenagem do chassi funcionam bem com a estrutura da cabine existente e agora permitem que o ar flua sem perturbações ao redor do caminhão. A grade, as entradas de ar e as portas foram redesenhadas para serem o mais uniformes e clean possíveis para não comprometer a aerodinâmica do caminhão.
Extensores laterais ativos e um sistema de spoiler de teto fecham a folga do trailer em até 4 polegadas em velocidades de rodovia e um controle de altura aerodinâmico aprimorado abaixa o caminhão a apenas alguns centímetros do solo para melhorias aerodinâmicas adicionais. Ao remover os espelhos externos e integrar um sistema de câmera sem espelho, o arrasto aerodinâmico do SuperTruck II foi significativamente reduzido.
O SuperTruck II apresenta o trem de força mais eficiente que o Freightliner já integrou a um caminhão. O trem de força altamente eficiente permite uma redução de consumo de combustível de 5,7 por cento em relação ao SuperTruck I, alcançando menor velocidade de desaceleração e maior economia de combustível por meio de overdrive de arrasto reduzido.
Um sistema elétrico inovador de 48 volts usando baterias de íon-lítio permite menor consumo de combustível e maior conforto do motorista, como um novo sistema de ar condicionado elétrico que consome 50% menos energia do que o SuperTruck I e continua operando sem problemas enquanto o motor está desligado.
Novos pneus especificamente projetados não apenas reduzem o consumo de energia do veículo, mas também reduzem o tempo de inatividade para manutenção devido ao desgaste minimizado. Os pneus desempenham um papel crítico para atingir as metas de eficiência, diminuindo o atrito na estrada, portanto, menos combustível é necessário para manter a velocidade do caminhão.
Sensação
Vento
Umidade