A revista Caminhões número 186 está em circulação por todo o país e traz, em primeira mão, as novidades que as montadoras de veículos comerciais apresentam na Fenatran – a maior feira de caminhão da América Latina. Nas próximas páginas você conhecerá em detalhes o que marcas como Volkswagen, Scania, Volvo, Mercedes-Benz e outras (Daf e Iveco ficaram para a próxima edição) apresentam ao público transportador.
O mês que antecedeu o fechamento desta edição foi corrido. Aterrissamos nas pistas de testes em Curitiba, no Paraná, e de Resende, no estado do Rio, além de São Paulo, testando os novos caminhões projetados para ganhar as estradas brasileiras a partir de 2023. E os resultados impressionam sobre vários aspectos. Os brutos, como se espera, estão mais eficientes do que nunca.
Não bastasse o avanço tecnológico, natural no setor, há ainda a entrada da legislação equivalente ao euro 6 por aqui, a partir de janeiro do ano que se aproxima. Isso fez com que as marcas se movimentassem, com suas hábeis engenharias, e trabalhassem as novas motorizações dos seus modernos caminhões. Devo dizer que há um desfile de beldades estradeiras nas páginas a seguir, assim como nos corredores da Fenatran.
É verdade que o euro 6 tornou os caminhões um pouco mais caros, porém é inegável o ganho na economia de diesel: quedas que partem de 8% em algumas montadoras e atingem até 15% em outras. Tamanha economia fará valer a pena os gastos a mais na compra de um bruto zero quilômetro.
Como é bom ver que, nos dias de hoje – e graças ao avanço dos últimos anos – as marcas lançam no Brasil todas as novidades nascidas na Europa. Isso em um curto espaço de tempo. É muito mais do que globalização, senhoras e senhores. É tão-somente a demonstração de que o nosso país é um mercado global estratégico e tende a crescer, sempre.
Relaxa aí na poltrona do seu poderoso caminhão, sob a luz serena da boleia, e viaje com a gente em testes e detalhes do que vem por aí em 2023. Se o ano promete um começo desafiador, sob vários aspectos, que sustentemos na fé a esperança por dias melhores em todos os sentidos. Com trabalho árduo, honesto e uma frota circulante cada vez mais nova.
“...finalmente a Fenatran volta de maneira presencial, após os anos de pandemia. É o momento do reencontro entre frotistas, caminhoneiros e profissionais da logística, além, claro, dos fabricantes de veículos comerciais. Uma feira histórica, de retomada econômica. Nos vemos por lá...”
Leia o pdf da edição impressa da revista Caminhões, de forma gratuita, na parte de cima desta matéria!!!
Sensação
Vento
Umidade