(Romulo Felippe - enviado especial a BH)
Para dezenas de jornalistas especializados além de convidados (frotistas e concessionários, entre outros), a montadora italiana surpreendeu o mercado nacional ao lançar, em Belo Horizonte, o caminhão pesado o Iveco S-Way, que conta com um verdadeiro pacote personalizado de soluções e tem como público-alvo frotistas e autônomos. O modelo será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG). Um bruto nascido do zero.
“A chegada do Iveco S-Way será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Para o Iveco S-Way se tornar um dos principais players do transporte do futuro, que alia sustentabilidade e rentabilidade, o lançamento do produto no Brasil envolveu aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento. Foram mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações, com severidade extrema, para garantir máxima resistência, força e durabilidade sem precedentes na gama de pesados.
O design moderno, além da beleza e aerodinâmica otimizada, traz as características mais requisitadas pelos clientes:
• Robustez – desenvolvido para encarar os desafios mais severos e oferecer durabilidade e confiabilidade máxima para todos os tipos de missões do mercado.
• Tecnologia – central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante
multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e Lanternas e Faróis full LED direcionais & DRL - o LED proporciona melhor condição em qualquer
ambiente: noite, dia, chuva e neblina.
Um capítulo à parte na tecnologia do Iveco S-Way é o exclusivo e inovador Way App –
aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções. Custo Total de Propriedade (TCO) – redução de consumo de até 15%. Em uma frota de 100
veículos isso significa uma economia potencial de R$ 6,6 milhões por ano para o frotista ou até 2,1 milhões de quilômetros a mais por ano, tudo isso emitindo até duas mil toneladas a menos de CO2 por ano; sistemas de conectividade e gestão de frotas de última geração garantindo maior disponibilidade e produtividade dos veículos, para-choque tripartido que minimiza os custos com reparos, entre outros itens de competitivo de reposição.
Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da montadora para a América Latina, afirma que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país. “O Iveco S-Way traz um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. Junto com os clientes começamos a trilhar
novos caminhos para um transporte cada vez mais sustentável. O caminhão é um marco para a Iveco e para o mercado, e temos certeza que é melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação. Se trata do melhor pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos”, completa Brandão.
“Os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. O Iveco S-Way será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, aponta Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco.
Nota: mais informações na revista Caminhões de dezembro!